Membros
Somos doze parceiros que atuam em diferentes áreas da Psicologia: saúde coletiva, educação, saúde mental, trabalho, ambiental e outras. O que nos une? O projeto do Compromisso Social da Psicologia.
 
Nos encontramos no percurso do trabalho pela transformação da Psicologia. Neste sentido, somos treze profissionais que estavam insatisfeitos com os caminhos e possibilidades que a Psicologia nos oferecia. Queríamos ter outro vínculo com a sociedade; queríamos trabalhar a partir da Psicologia para transformar as condições de vida em nosso país e poder colaborar para a construção de um mundo melhor.
 
Estes ideais nos aproximaram e, depois de muitos anos atuando juntos, à frente de instituições no campo da Psicologia, na coordenação de serviços na rede pública, pesquisando nas Universidades e formando uma nova geração de psicólogos, o Instituto Silvia Lane possibilitou nossa união como grupo de profissionais.


 

Ana Mercês Bahia Bock
Psicóloga, possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Social/ 1991) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social/ 1997) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular da PUC-SP. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia, educação, psicologia sócio-histórica, profissão e compromisso social.

anabock@compromissosocial.org.br
 
Cristina Silva
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) , Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Especialização na área de Gênero pela Universidade de Valladolid, Espanha ( 2006), atuando principalmente nos temas: Gênero, Psicologia da Emergências e Desastres , Desenvolvimento Rural ,no âmbito da Psicologia Social.

tinasilva@compromissosocial.org.br
 
Edna M. S. Peters Kahhale
Psicóloga, possui mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1993) . É professora associada da PUC-SP. Atua principalmente nos seguintes temas: classes de equivalência, conceito de quantidade, aprendizagem sem erro.

ednakahhale@compromissosocial.org.br

Elisa Zaneratto Rosa
Psicóloga, possui mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). É auxiliar de ensino da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia social sócio-histórica, ética profissional, saúde mental.
elisazr@compromissosocial.org.br
 
Francisco José Machado Viana
Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979) Especializaçao em Saúde Pública e Administração de serviços de saúde e Mestrado e Doutorado em Ciências Biomédicas do programa de Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2004,2009). Atualmente é professor - Centro Universitário Newton Paiva e Analista de saúde efetivo da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia, formação, sexualidade, adolescência, violência sexual e serviço.

fviana@compromissosocial.org.br
 
Lumena Furtado
Informações em breve
lumenafurtado@compromissosocial.org.br
 
Maria da Graça M.Gonçalves
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP (2003). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia sócio-histórica, meios de comunicação, adolescência, história da psicologia, método e materialismo histórico e dialético, psicologia e políticas públicas, desigualdade social.

grajota@compromissosocial.org.br

Marcos Ribeiro Ferreira
Mestre em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (1984) e doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Foi professor na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou nesse período no ensino de psicologia organizacional, ética profissional, história e epistemologia da Psicologia, Psicologia do Trabalho e Psicologia Ambiental. O tema em que orientou maior número de dissertações de mestrado foi o do sentido humano do trabalho. Participou da organização de inúmeras fontes de informação da psicologia no Brasil, inculindo incluindo a concepão e produção da Biblioteca Virtual da Psicologia (www.bvs-psi.org.br), e da Biblioteca Virtual Latinoamericana de Psicologia.
marcosferreira@compromissosocial.org.br
 
Marcus Vinícius de Oliveira Silva (In memoriam)
Psicólogo pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1982), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, coordenador do LEV -Laboratório de Estudos Vinculares e Saude Mental da FFCH-UFBA, diretor do Instituto Silvia Lane, Psicologia e Compromisso Social, integrante do Núcleo de Estudos Pela Superação dos Manicômios. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma Psiquiatrica, Saúde Mental, Psicologia e Direitos Humanos.
 
Odair Furtado
Doutor em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). É professor associado da PUC-SP, no Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Social (PSO) e na Faculdade de Psicologia. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social (NUTAS) do PSO. Atua principalmente nos seguintes temas: Relações de Trabalho e subjetividade, emprego/desemprego, formação/qualificação.
odairfurtado@compromissosocial.org.br
 
Silvio D. Bock
Pedagogo pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (1975) , especialização em planejamento educacional pelo instituto Sedes Sapientiae (1976), mestrado em Educação pela UNICAMP(2001) e doutorado na mesma universidade (2002).  È diretor do nace-orientação vocacional.
silviobock@compromissocial.org.br
 
Wanda Mª Junqueira de Aguiar
Concluiu o doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP em 1997. Atualmente é professora titular da PUC-SP e coordenadora do programa de educação: psicologia da educação. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, professor, atividade, consciência, subjetividade, orientação profisisonal, trabalho, transformação, adolescente – adolescência e afetividade.
iajunqueira@compromissosocial.org.br